sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Vício virtual

Antigamente, o que eram chamados de drogas eram a heroína, o crack, entre outros. Mas hoje em dia se chamam internet e jogos eletrônicos. Dependência de jogos eletrônicos tem sintomas idênticos ao vício em drogas.
Compulsão por computadores pode até causar síndrome de abstinência. 
Síndrome de abstinência, angústia, ansiedade. Os sintomas, na maioria das vezes associados às drogas, são exatamente os mesmos apresentados por quem é viciado em videogames, ou “vício-games”, como alguns jovens já apelidaram na internet. 

“Alguns jovens viciados em videogames chegam a roubar dinheiro dos pais para ir em uma lan house, igual ao que fazem alguns dependentes químicos para comprar drogas”, ressalta o psiquiatra da infância e adolescência Fábio Barbirato, chefe do Setor Infantil da Psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia. O local vai começar a atender adolescentes viciados em games a partir de março.



“A compulsão dos jovens por jogos eletrônicos é muito parecida com a compulsão por drogas ou álcool, ou com a compulsão dos adultos por pôquer ou apostas no jóquei, ou dos idosos por bingos”, compara Barbirato. 

De acordo com o médico, o maior problema no caso de jovens viciados em jogos eletrônicos é a dificuldade dos pais em identificar e lidar com o problema. “É uma coisa muito nova e as famílias não conseguem perceber com facilidade. Falta um referencial. Como os pais vão dar limites e o exemplo aos filhos se eles não foram criados com computadores e videogames?”, questiona Barbirato.

Segundo ele, muitos pais deixam os filhos entretidos nas máquinas para terem um momento de folga, de alívio. 

Jovens já ficaram mais de 24h jogando 

Um estudo da Academia de Pediatria dos Estados Unidos recomenda que os jovens não fiquem mais de duas horas por dia utilizando computadores ou videogames para fins recreativos. Entretanto, Barbirato cita casos em que adolescentes e crianças ficaram quase 24 horas jogando, ou passaram as férias inteiras na casa de praia sem sair da frente do monitor.

“Em casos diagnosticados de compulsão, a criança diminui a tolerância em ficar distante dos jogos eletrônicos. Ela quer jogar cada vez mais”, explica o médico.
Nesses casos, a criança pode ficar sedentária e desenvolver doenças como diabetes e obesidade, além de ser comum o afastamento dos amigos e dos estudos. 

O vício por computadores é uma coisa séria e deve ser tratada. Mas acontece que em lugares como a China tratamento brutal, a disciplina militar e a violência física são os métodos submetidos para livrarem os jovens do vício. 
No início desse ano, 14 jovens chineses, de 15 a 22 anos, revoltaram-se contra a administração da clínica de reabilitação onde tinham sido internados, na província de Gansu, para tratar de seu vício em jogos eletrônicos. Para mostrar sua insatisfação, eles simplesmente amarraram o diretor num poste e fugiram correndo. Mas, por falta de dinheiro, não foram muito longe. E a polícia os deteve.
Em 2009, outro incidente semelhante num centro de tratamento do Sul da China terminou em tragédia: um jovem interno apanhou até morrer. Dois instrutores foram condenados a dez anos de prisão por homicídio.
Casos assim tendem a se disseminar pelo país. De acordo com o jornal "China Daily", já existem na China cerca de 400 centros de reabilitação onde o vício em internet é tratado com a ajuda de métodos brutais como punições corporais e eletrochoques. Isto porque a chamada "dependência digital" transformou-se num dos principais problemas de saúde pública do país.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Internet da Juventude Chinesa, sofrem de dependência virtual dez milhões dos 195 milhões de jovens (ou seja, com menos de 25 anos de idade). O dado explica a multiplicação dos centros de desintoxicação.
A cada dia aumenta o número de mobinautas,  um neologismo inventado pelo CNIIC para denominar aqueles que acessam a internet através do celular. Esta última categoria é a que mais cresce: 50% entre 2009 e 2010.
Uma das explicações para o sucesso da internet no país é o próprio custo do acesso à rede: na China, sai bem mais barato navegar na rede via celular do que através dos computadores.
A nova geração pertence a esse tipo de pessoas. As crianças, futuramente, serão todas viciadas em videogames. Será a geração dos "zumbis virtuais".

                                                                   XoxO'
                                                                             Ana Alice Nacimento ;)
                                                             

2 comentários:

  1. Oie, a gente demora, mas aparece rsss

    Sabe que eu já tive perto ou sei lá de ser viciada em jogos online, e isso que tenho mais de trinta hehehe

    Bjksss.... Bina

    http://bybina.blogspot.com
    http://acheiisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é... hoje em dia é muito comum o vício em jogos eletrônicos. Eu mesma sou uma! :p

    ResponderExcluir

Regrinhas básicas a serem seguidas:

* Não Xingue.
* Não Brigue.
* Não Fale Sobre Coisas Improprias.
* Não Fale Mal Sobre O Blog.

OBS.:Se vc não respeitar uma das regras acima terá o comentário excluído e se vc for copiar a postagem coloque créditos, hein! ;D